quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1) CONDUTA HUMANA

VÍDEO INTELIGENTE ... O FUTURO !



 “Fulano não tem consciência”; “Coloque a mão na consciência”; “Me dói a consciência” e assim muitas outras. O que se pode entender por isso? O que vem a ser a consciência? Diríamos que consciência é o núcleo mais profundo, mais secreto do ser humano.

Quando, conscientemente, temos que fazer uma escolha moral, quando devemos emitir um julgamento correto, ou, ao contrário, quando emitimos um julgamento errôneo, então, estamos agindo de acordo ou em desacordo da razão ou dela estaremos nos afastando.

A educação, a formação da consciência reta e racional, no sentido moral e ético, torna-se indispensável aos homens que são submetidos  freqüentemente a influências negativas. Muitas vezes o ser humano é tentado a sucumbir diante das fraquezas humanas, diante do abuso do poder, da ganância, da luxúria, de tantas outras mais.

Uma consciência criteriosa que se posiciona no respeito a normas morais e éticas vai, sem dúvida, gerar e garantir a liberdade e a paz. Diante do direito à liberdade, é preciso considerar a responsabilidade no agir, ao contrário de quem advoga para si o direito de fazer tudo o que lhe agrade, o direito de seguir tão apenas a própria vontade, não importando se de sua ação resulte a violência e o desrespeito à ética.

Não se pode admitir verdadeira liberdade que não seja a serviço do bem e da justiça. 

Temos de compreender a importância dos limites na educação, na formação do caráter, da consciência do ser humano. Podemos dizer que o “limite” é a imposição ou aceitação de regras pessoais, sociais e morais, isto é a maneira de agir do indivíduo a fim de interagir, de modo pleno e saudável com a sociedade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário