Lei do Gerson - Gosto de Levar Vantagem em Tudo!
“Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também”.
Gérson, meia armador da Seleção Brasileira de Futebol foi o protagonista.
| Segundo a Lei do Gérson a pessoa "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.
|
"Jeitinho", expressão brasileira, é um modo de agir usado para driblar normas e convenções sociais. É uma forma de navegação social tipicamente brasileira, onde o indivíduo pode utilizar-se de recursos emocionais – apelo e chantagem emocional, laços emocionais e familiares, recompensas, promessas, dinheiro etc. – para obter favores para si ou para outrem, às vezes confundido com suborno ou corrupção.
Normalmente o indivíduo sabe que não é certo fazer determinada coisa e a faz. Porém, quando chega a punição é dado um jeitinho de se esquivar da responsabilização pelo ato, algo como "varrer a sujeira para baixo do tapete", por isto tem este nome.
Exemplos:
Deu certo? Deixa. Funcionou? Não mexa 
POG sobre Jeitinho Brasileiro
Se tivesse usado o Jeitinho Brasileiro direito, não teria sido descoberto 
Roberto Jefferson sobre Mensalão
Jeitinho Brasileiro? Nada a declarar, não conheço 
Paulo Maluf sobre Jeitinho Brasileiro
A Microsoft deve seu início ao Jeitinho Brasileiro 
Achado não é roubado 
A maioria do povo sobre Jeitinho Brasileiro
O Jeitinho Brasileiro é a arte de ludibriar, se dar bem ou passar a perna com aquilo que a situação lhe dá, alguns chamam, dentre outros eufemismos, de a arte do improviso em proveito próprio.
Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (vantagens estas muitas vezes ilícitas). Caracteriza-se pela engenhosidade e sutileza. Sua execução exige destreza, carisma, lábia e quaisquer características que permitam a manipulação de pessoas ou resultados, de forma a obter o melhor destes, e da maneira mais fácil possível. Contradiz a argumentação lógica, o labor e a honestidade, pois a malandragem pressupõe que tais métodos são incapazes de gerar bons resultados. Aquele que pratica a malandragem (o "malandro") age como no popular adágio brasileiro, imortalizado pelo nome de ‘Lei do Gerson’
: "tenho de levar vantagem em tudo".
Acreditamos que somente a 'PUNIÇÃO' é capaz de inibir e coibir essa prática por parte da sociedade brasileira. Estamos de acordo que a legislaçao existe, mas o momento é de fazer com que todas as esferas responsáveis e a população, se unam para que sejam efetivamente cumpridas as penas, seja do ‘colarinho branco ao ladrão de galinhas’.
REVOGAÇÃO DA LEI DO GERSON.....vamos nos unir!REVOGAÇÃO DA LEI DO GERSON - una-se ao SABER EM DOSES
Nenhum comentário:
Postar um comentário