quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REVOGAÇÃO DA LEI DO GERSON

Lei do Gerson - Gosto de Levar Vantagem em Tudo!



“Gosto de levar vantagem em tudo, certo?   Leve vantagem você também”.

 Gérson, meia armador da Seleção Brasileira de Futebol foi o protagonista.

Segundo  a Lei do Gérson a pessoa  "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.  

"Jeitinho", expressão brasileira, é um modo de agir usado para driblar normas e convenções sociais. É uma forma de navegação social tipicamente brasileira, onde o indivíduo pode utilizar-se de recursos emocionais – apelo e chantagem emocional, laços emocionais e familiares, recompensas, promessas, dinheiro etc. – para obter favores para si ou para outrem, às vezes confundido com suborno ou corrupção.
Normalmente o indivíduo sabe que não é certo fazer determinada coisa e a faz. Porém, quando chega a punição é dado um jeitinho de se esquivar da responsabilização pelo ato, algo como "varrer a sujeira para baixo do tapete", por isto tem este nome. 

Exemplos:
“No Brasil, o brasileiro dá um jeitinho em VOCÊ!  Cquote2.png
Reversal Russa sobre Jeitinho Brasileiro

Cquote1.png Usei contra a Morte, é quase infalível Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre Jeitinho Brasileiro

Cquote1.png Deu certo? Deixa. Funcionou? Não mexa Cquote2.png
POG sobre Jeitinho Brasileiro

Cquote1.png Se tivesse usado o Jeitinho Brasileiro direito, não teria sido descoberto Cquote2.png
Roberto Jefferson sobre Mensalão

Cquote1.png Jeitinho Brasileiro? Nada a declarar, não conheço Cquote2.png
Paulo Maluf 
sobre Jeitinho Brasileiro
Cquote1.png A Microsoft deve seu início ao Jeitinho Brasileiro Cquote2.png

Bill Gates sobre Jeitinho Brasileiro

Cquote1.png A Apple também Cquote2.png
Steve Jobs sobre Jeitinho Brasileiro

Cquote1.png Achado não é roubado Cquote2.png
A maioria do povo sobre Jeitinho Brasileiro

 O Jeitinho Brasileiro é a arte de ludibriar, se dar bem ou passar a perna com aquilo que a situação lhe dá, alguns chamam, dentre outros eufemismos, de a arte do improviso em proveito próprio.

Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (vantagens estas muitas vezes ilícitas). Caracteriza-se pela engenhosidade e sutileza. Sua execução exige destreza, carisma, lábia e quaisquer características que permitam a manipulação de pessoas ou resultados, de forma a obter o melhor destes, e da maneira mais fácil possível. Contradiz a argumentação lógica, o labor e a honestidade, pois a malandragem pressupõe que tais métodos são incapazes de gerar bons resultados. Aquele que pratica a malandragem (o "malandro") age como no popular adágio brasileiro, imortalizado pelo nome de ‘Lei do Gerson: "tenho de levar vantagem em tudo".


Acreditamos que somente a 'PUNIÇÃO' é capaz de inibir e coibir essa prática por parte da sociedade brasileira. Estamos de acordo que a legislaçao existe, mas o momento é de fazer com que todas as esferas responsáveis e a população, se unam para que sejam efetivamente cumpridas as penas, seja do ‘colarinho branco ao ladrão de galinhas’.


REVOGAÇÃO DA LEI DO GERSON.....vamos nos unir!REVOGAÇÃO DA LEI DO GERSON - una-se ao SABER EM DOSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário